quarta-feira

O OUVIR, A FÉ E AS MARAVILHAS DE DEUS

Olá queridos! Vim compartilhar um texto edificante que falou muito ao meu coraçãoé diferente conhecer as coisas do Senhor e conhecer o Senhor, assim como é diferente conhecer a palavra e ter a palavra manifestada (revelada) em nossa vida. Precisamos aprender a estar em sua presença tranqüilos, meditando em sua Palavra, desejosos de ouvir sua voz e permanecermos ali até que Ele nos fale.
O texto a seguir é de meu amigo Claudio Morandi do Ministério Palavra da cruz, que com carinho me permitiu compartilhar aqui no meu blog.

"Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal"
(Provérbios 1:33)

Há um mistério muito grande no ouvir do evangelho. Tanto, que seu valor é maior que o cumprir as obras da lei, e que tudo o que o homem inutilmente pudesse fazer para apresentar-se diante de Deus. Se unirmos alguns versículos de Romanos e Gálatas, vamos encontrar uma maravilhosa luz a respeito.
Em Romanos 10:17 diz: "Assim que a fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus". Aqui há três elementos concatenados: a fé, o ouvir, e a palavra de Deus. A palavra de Deus produz o ouvir, e o ouvir este ouvir produz a fé. Não se trata de qualquer ouvir; não um mero escutar, não um assentimento intelectual, mas sim do ouvir que só a palavra de Deus produz.
Quando o homem fala a palavra de homem, não se produz este ouvir. Ali há só um ouvir da carne, sem nenhum valor espiritual. Mas quando Deus dá a Sua Palavra, então o ouvido do homem desperta, e pode ouvir verdadeiramente. Quando um ministro da palavra dá uma mensagem pode perceber quem estão ouvindo e quem não. Quer dizer, a quem está chegando a palavra e portanto, recebem fé, e a quem não.
Quando a faculdade de ouvir espiritualmente é despertada, então chega a fé. E a fé no Evangelho é a chave que abre todas as portas. Paulo começa Romanos dizendo que a justiça de Deus se revela por fé (1:17). Mas não só a justiça se revela por fé, pois ao ler toda a epístola vemos que também se revela por fé a santificação, a morte juntamente com Cristo, a glorificação, a vida do corpo de Cristo; enfim, tudo no evangelho se revela pela fé.
A fé é um maravilhoso presente de Deus, o qual se recebe só por este ouvir que é desencadeado pela palavra de Deus. Quão importante é que Deus fale! Quão importante é que Deus possa falar! E Deus "não poderá" falar, se não houver instrumentos dispostos para serem usados por Deus.
Em sua primeira visita a Filipos, Paulo falou a umas mulheres. Entre elas estava Lidia. A Escritura diz que "o Senhor abriu o coração dela para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos. 16:14). Aqui a palavra coração pode ser trocado pelo ouvido de que estamos falando. Por esse ouvir, ela recebeu fé para crer nas palavras de Paulo. Sua conduta posterior revela quão verdadeira foi a sua fé.
Quando Paulo repreende aos Gálatas, diz-lhes: "Isto só quero saber de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?" (3:2). Paulo relembra eles que no princípio, quando ouviram o evangelho pela primeira vez, o Espírito foi dado como produto da pregação do evangelho. Mas não só isso. Mais adiante lhes diz: "Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e faz maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?" (v. 5). Não só o Espírito foi dado pelo ouvir com fé, mas também as maravilhas de Deus foram feitas ali pelo ouvir com fé. É assim conosco hoje?
Que o Senhor conceda a sua preciosa palavra, para que muitos ouvidos se abram com fé, e as maravilhas de Deus sejam feitas.

3 comentários:

  1. Lindo, Neide, um verdadeiro estudo que edifica e alimenta alma.
    A fé que vem pelo ouvir pode sim salvar. Te desejo uma noite abençoada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Neide, saudade de você. Dá noticias amiga. Bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita fique à vontade e volte sempre.JESUS AMA VOCÊ!